A Coleção

8 - Dolores Duran

8 - Dolores Duran

Informações Técnicas:

  • Dimensões: 14,4 x 12,9 cm
  • Páginas: 64 páginas
  • Capa: dura e revestida em papel couchê
  • CD: 14 faixas por CD

Veja o repertório:

  1. A NOITE DO MEU BEM - Dolores Duran (1959)
  2. FIM DE CASO/CASTIGO - Maysa (1974)
  3. ESTRADA DO SOL - Nana Caymmi & Dori Caymmi (1994)
  4. LEVA-ME CONTIGO - Marisa Gata Mansa (1960)
  5. ARREPENDIMENTO - Dircinha Batista (1959)
  6. POR CAUSA DE VOCÊ - Dolores Duran (1957)
  7. TERNURA ANTIGA - Marisa Gata Mansa (1962)
  8. IDEIAS ERRADAS - Lúcio Alves (1960)
  9. A FIA DE CHICO BRITO - Dolores Duran (1956)
  10. CANÇÃO DA VOLTA - Dolores Duran (1955)
  11. COISAS DE MULHER - Dolores Duran (1957)
  12. NA ASA DO VENTO - Dolores Duran (1956)
  13. SOLIDÃO - Altemar Dutra (1964)
  14. PELA RUA - Altemar Dutra (1967)

Adiléia Silva da Rocha, carioca nascida no bairro da Saúde, região central do Rio de Janeiro, em 07 de junho de 1930, começou cedo no mundo da música. Ainda com cincos anos de idade já cantava em concursos e festas populares. Aos 10 ganhou o primeiro lugar no programa Calouros em Desfile, que Ary Barroso comandava na Rádio Tupi. Aos 12 trabalhava como atriz mirim no teatro e no rádio. Mas foi só aos 16 anos, quando conseguiu um emprego de crooner na boate Vogue, para ajudar no sustento da família, que adotou o nome Dolores Duran.

A carreira como intérprete e compositora foi rápida, mas suficiente para deixar seu nome marcado entre os grandes talentos da música popular brasileira. Compôs cerca de 30 canções, todas nos últimos quatro anos de sua vida, findada precocemente por um ataque cardíaco aos 29 anos, provável resultado do consumo excessivo de barbitúricos. Foi casada com o compositor Macedo Neto e teve uma filha, Maria Fernanda Virgínia da Rocha Macedo.

A primeira gravação de Dolores ocorreu em 1952. Foram dois sambas para o Carnaval : "Que bom será", de Alice Chaves, Salvador Miceli e Paulo Marquez; e "Já Não Interessa", de Domício Costa e Roberto Faissal. "Canção da Volta", de Antônio Maria e Ismael Neto, dois de seus grandes parceiros, e "Lama", de Paulo Marquez e Alice Chaves, gravadas no ano seguinte, ficaram imortalizadas na voz de Dolores, que também, em 1952, registrou em disco "Bom Querer Bem" (Fernando Lobo), "Praça Mauá" (Billy Blanco) e "Carioca" (Antonio Maria e Ismael Neto). O baião "Filha de Chico Brito", de Chico Anysio, foi mais um dos seus sucessos, em 1956.

Nos 10 primeiros anos de sua carreira, Dolores se notabilizou como uma interprete versátil. Mesmo não tendo formação musical, se consagrou como uma das cantoras mais afinadas e seguras de sua época. Em 1955, a crônica especializada a elegeu como a melhor crooner do Rio de Janeiro, tendo trabalhado nas boites mais famosas da cidade: Vogue, Beguine, Little Club, Baccarat, Casablanca, Acapulco e Montecarlo.

Como cantora e compositora, ficou mais conhecida pelo estilo samba-canção, com músicas que retratam amores fracassados, fossa, sofrimento, mas ela também incursionava muito bem pelo baião, outros estilos de samba, canções populares estrangeiras, e dava os primeiros passos rumo à bossa nova, que surgiria no fim da década de 50. Na música era autodidata, e arriscava interpretações em outras línguas como inglês, francês, italiano e espanhol, mesmo sem dominá-las.

A primeira composição de Dolores aconteceu em parceria com o então iniciante Antônio Carlos Jobim, em 1955, a canção "Se É por Falta de Adeus", gravada por Doris Monteiro. Essa parceria também resultou em outros frutos para a MPB: "Por Causa de Você" e "Estrada do Sol". Outros sucessos compostos por Dolores foram: "Fim de Caso", "Solidão", "Castigo" e ainda "Pela Rua", "Ternura Antiga" e "Idéias Erradas", estas três últimas parcerias com Ribamar. Em 1959, compôs a célebre "A Noite do Meu Bem", depois que retornou de uma viagem a trabalho pela União Soviética e Paris.

Em 2008, o CD Dolores teve as canções da compositora gravadas por Fafá de Belém, Fátima Guedes, Fagner, Leila Pinheiro, Pery Ribeiro, Dóris Monteiro, Tetê Espíndola, Zezé Motta, Cláudia Teles e pela irmã Denise Duran.

Contexto histórico

Dolores Duran é uma das maiores representantes da ascensão do samba canção a partir de meados da década de 50. As letras românticas, voltadas exclusivamente para amores fracassados e traições no contexto da ainda movimentada boemia carioca, ganham espaço na MPB e se adequam à pressão da censura imposta pelo governo, que só veio a piorar a partir dos anos 60, com o advento do Regime Militar.

Após a II Guerra Mundial, o Brasil começa a sofrer forte influência da música dos Estados Unidos, que passam a ostentar o título de potência mundial em todas as áreas. A carreira de Dolores também sofre influência do furacão americano, como retratam suas gravações de sucessos popularizados nos Estados Unidos.

Curisidades

Idiomas

Mesmo sem fluência em outros idiomas, Dolores Duran saía-se tão bem em suas performances que, ao assistir a um show na boate Baccarat, no Rio, a cantora norte-americana Ella Fitzgerald declarou que havia visto a melhor versão para "My Funny Valentine", clássico da música popular de seu país.

Homenagens póstumas

O reconhecimento de seu talento como compositora, só veio depois de sua morte. Dolores teve músicas gravadas por grandes intérpretes da MPB, com destaque para Milton Nascimento ("A noite do meu bem"); Tito Madi ("Ternura Antiga"); Elis Regina e Gal Costa ("Estrada do Sol'); Maysa ("Por Causa de Você"); Lúcio Alves, que gravou o disco "Dolores Duran - 1960"; e até Frank Sinatra, que gravou em "Sinatra & Company", em 1971, "Don't Ever Go Away", versão em inglês para "Por Causa de Você". Em 1994, Nana Caymmi gravou um CD só com suas obras, intitulado "A Noite do Meu Bem - As Canções de Dolores Duran".

Pioneira

Para o pesquisador Thiago Marques Luiz, Dolores foi "a primeira compositora popular de projeção nacional". "A música de Dolores Duran é atemporal. Representa um momento de boemia intensa e criativa e um estilo que nunca será esquecido ou ficará ultrapassado, porque as suas músicas tratam de amor de uma maneira delicada, mesmo que às vezes exagerada ou dolorida demais", afirma.

Percussora

Alguns estudiosos da MPB afirmam que as músicas cantadas e compostas por Dolores Duran abriram caminho para a bossa nova, pela forma mais intimista como interpretava. No entanto, as canções de Dolores, notadamente românticas, eram permeadas por um tom machista, que só começou a ser rompido a partir da década de 60, com novos movimentos musicais que começavam a surgir junto com a Bossa Nova, como o Tropicalismo.