A Coleção
6 - Lupicínio Rodrigues
Informações Técnicas:
- Dimensões: 14,4 x 12,9 cm
- Páginas: 64 páginas
- Capa: dura e revestida em papel couchê
- CD: 14 faixas por CD
Veja o repertório:
- NERVOS DE AÇO - Paulinho da Viola (1963)
- SE ACASO VOCÊ CHEGASSE - Elza Soares (1960)
- NUNCA - Suely Costa (1975)
- VOLTA - Joanna (1994)
- FUGA - Orlando Silva (1959)
- ESSES MOÇOS - Joanna (1994)
- HÁ UM DEUS - Dalva de Oliveira (1958)
- QUEM HÁ DE DIZER - Nelson Gonçalves (1975)
- CASTIGO - Elizeth Cardoso (1978)
- BRASA - Orlando Silva (1945)
- MARIA ROSA - Paulinho da Viola (1997)
- JUDIARIA - Arnaldo Antunes (1995)
- CADEIRA VAZIA - Francisco Alves (1950)
- VINGANÇA - Linda Batista (1951)
Considerado um precursor das canções de "dor-de-cotovelo", o gaúcho de Porto Alegre Lupicínio Rodrigues, nascido no bairro pobre da Ilhota, no dia 16 de setembro de 1914, é um dos nomes do estilo samba-canção. Suas quase 150 composições gravadas começaram a ganhar popularidade no fim da década de 30. A ascensão da obra musical de Lupi, como era chamado desde criança, foi desencadeada, em 1938, pela gravação por Cyro Monteiro da música "Se Acaso Você Chegasse", parceria com Felisberto Martins, que morava no Rio de Janeiro e trabalhava em gravadoras, o que propiciou a divulgação de suas obras na então Capital federal e centro da indústria fonográfica nacional em troca de parceria.
O gaúcho nunca precisou se afastar por muito tempo de sua terra natal, o fazendo apenas por alguns meses, em 1939, para conhecer a boemia e os artistas cariocas que viviam sua Época de Ouro. A boemia, a noite, os bares e as mulheres, tema principal de suas músicas, entraram na vida de Lupi ainda na adolescência. Filho de Francisco e Abigail Rodrigues, era o terceiro de uma prole de 21 rebentos. O pai, desde cedo, se preocupou com a educação do filho, o mandando para a escola com cinco anos e para o Exército aos 15, por conta dos primeiros passos que Lupi já dava no mundo das serenatas e da bebida com os amigos. Aos 14 anos, compôs sua primeira música, a marchinha "Carnaval", para o cordão Prediletos, que saía pelas ruas da Capital do Rio Grande do Sul.
Antes de ter composições gravadas por cantores da época, ainda com 18 anos foi visto cantando numa excursão que Noel Rosa fazia por Porto Alegre, em 1932, tendo seu destino na MPB previsto pelo sambista carioca: "Esse garoto é bom. Esse garoto vai longe". No ano seguinte, foi transferido como cabo do Exército para Santa Maria, onde conheceu Inah, aquela que viria a ser a musa inspiradora de muitas de suas maiores composições, como "Nervos de Aço", imortalizada na voz de Francisco Alves, em 1947. O cantor carioca também gravou "Esses Moços" e "Quem Há de Dizer", em 1948, e "Cadeira Vazia", em 1950, mais três dos sucessos da obra do gaúcho.
De volta a Porto Alegre, quando saiu do Exército e começou a trabalhar como bedel da Faculdade de Direito, Lupicínio Rodrigues ganhou um concurso musical da Prefeitura em 1935, em comemoração ao centenário da Revolução Farroupilha, com "Triste História", música feita junto com aquele que viria a ser um dos seus grandes parceiros, o também gaúcho Alcides Gonçalves.
A projeção musical de Lupicínio Rodrigues também foi materializada nas vozes de Orlando Silva, com "Brasa" e "Zé Ponte", em 1947; "Felicidade", com o conjunto Quintandinha Serenaders, no mesmo ano. Esta última já era composição antiga, feita quando tinha apenas 17 anos. Mas foi no início da década 50 que as composições de Lupi ganharam uma de suas maiores intérpretes, a paulista e "rainha do rádio" na época Linda Batista. Com ela, viraram sucessos "Vingança", que junto com "Nervos de Aço" e "Se Acaso Você Chegasse", são considerados suas mais famosas composições.
Os anos 50 marcaram a consolidação de Lupicínio Rodrigues como um dos compositores preferidos no estilo samba-canção e "dor-de-cotovelo". Data deste período uma das mais frutíferas incursões pela obra do gaúcho, com o mangueirense Jamelão, que gravou, em 1959, "Ela Disse-me Assim", seguida de outras dezenas de gravações nos anos seguintes. Foi ainda em 1959 que Elza Soares resgatou "Se Acaso Você Chegasse". Aquele ano também marcou Lupi por sua composição do Hino Oficial do Grêmio Futebol Clube, de quem era torcedor.
O poeta e ensaísta Augusto de Campos declarou em um artigo publicado na imprensa que as músicas de Lupi tinham a proeza de retratar o banal sem serem banais, com muita imprevisibilidade. Segundo ele, a obra se caracteriza "pelo uso explosivo do óbvio, da vulgaridade e do lugar comum, atacando de mãos nuas, com todos os clichês da nossa língua, e chegando ao insólito pelo repelido, à informação nova pela redundância, deslocada do seu contexto". Amores fracassados, traições, sofrimento, ressentimento, tudo misturado, criando, para Campos, um verdadeiro "sentimento de cornitude". O estudioso da MPB Ricardo Cravo Albin também já declarou: "Exageros à parte, se o bom Lupi não for nosso maior poeta, com certeza será o que melhor destilou os amores desfeitos e as dores-de-cotovelo na história do samba-canção e da boemia neste país".
Suas composições são consideradas fluentes, precisas e fortes, apesar do artista nunca ter tido uma aprendizagem musical formal. As músicas nasciam, muitas vezes, por meio de assovios. O livro "Foi Assim", coletânea de crônicas publicadas por Lupi para o jornal Última Hora, de Porto Alegre, entre 1962 e 1963, organizada, em 1995, por Lupicínio Rodrigues Filho, contém uma declaração histórica do pai sobre uma de suas principais inspirações na hora de compor: "Eu tenho sofrido muito nas mãos das mulheres, porque sou muito sentimental, mas também tenho ganhado fortunas com o que elas me fazem. Cada uma que faz uma sujeira me deixa inspiração para compor algo. Meu primeiro automóvel foi comprado com o dinheiro de um samba, feito para uma mulher. Minha casa foi adquirida com o dinheiro de um samba que eu fiz para uma outra, também por causa de uma traição. Se eu tivesse que dividir meus direitos autorais com as inspiradoras das minhas músicas, nada sobraria para mim." Lupi disse também em uma entrevista ao jornal Pasquim que tudo o que criava em música era verdade, era "A minha vida".
Vez ou outra Lupicínio é resgatado por algum nome da MPB. A década de 60 não foi muito produtiva para suas obras, só voltando a aparecer com mais força nos anos 70 com Caetano Veloso, Gal Costa, Elis Regina, Lenny Andrade e Paulinho da Viola, entre outros intérpretes. Antes disso, em 1969, a composição "Primavera", parceria com a Hamilton Chaves, ficou entre as finalistas do V Festival de Música Popular da Record, na voz de Isaurinha Garcia. Nos anos 80, foi a vez de músicas do gaúcho ganharem notabilidade nas vozes de Maria Bethânia e Zizi Possi. Na década seguinte, Joanna, Arnaldo Antunes e Adriana Calcanhoto fizeram releituras de suas composições.
Contexto histórico
Exceção à regra, Lupicínio Rodrigues começou a compor numa época em que a construção e o apogeu da música popular brasileira aconteciam no Rio. Ele não precisou deixar sua natal Porto Alegre para fazer sucesso e aparecer como um dos grandes compositores das décadas de 40 e 50. Foi nesta última, que suas músicas ganharam fama nas vozes de Francisco Alves, Orlando Silva, Linda Batista, Nora Ney, Elza Soares e Jamelão.
A divulgação de suas composições no Rio teve grande auxílio por ser o porto do Estado do Rio Grande do Sul passagem obrigatória dos marinheiros de todo o País, que ouviam as músicas de Lupi nos bares e cabarés e as divulgavam. "Se Acaso Você Chegasse" chegou aos escritórios da gravadora RCA Victor desta forma, resultando na gravação de Cyro Monteiro, em 1938.
A ascensão de Lupicínio se deu num período em que a "Época de Ouro" do rádio e do samba carioca começava a entrar em declínio, no início da década de 50. As composições das marchinhas carnavalescas, que tanto sucesso fizeram até o fim da década de 30, também desaceleraram. O DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) do governo federal fechou o cerco às produções artísticas. O fim da II Segunda Guerra Mundial e a ascensão dos Estados Unidos também foi responsável pela incursão de novos ritmos no Brasil, o que provocou a mistura do som característico sincopado do samba carioca com outros sons, mais "abolerados", provenientes de instrumentos como o trompete.
Foi a partir daí que o estilo conhecido como samba-canção, com letras românticas, de amores fracassados, traições, sem a abordagem de temas menos caros ao governo da época, ganha espaço e tem em Lupicínio Rodrigues um dos seus expoentes. Conhecido também como "samba triste" ou "samba de meio do ano" (porque fazia sucesso fora da época do Carnaval), o estilo que imortalizou outros compositores importantes da época como Dolores Duran e Herivelto Martins continuava mantendo um quê de machismo, com a figura da mulher sendo a responsável pela "desgraça sentimental" do homem, traído e generoso.
Curiosidades
Retratos da realidade
Segundo Lupicínio Rodrigues, suas músicas nasciam da realidade. "Brasa" teria sido feita após Lupi ter presenciado uma briga do seu irmão Francisco com a esposa, que era muito ciumenta. "Esses moços" surgiu depois que seu amigo Hamilton Chaves decidiu se casar, provocando uma discussão entre os dois. "Quem Há de Dizer" foi escrita com base na história de um pianista muito ciumento, seu conhecido, que tinha uma mulher linda e a levava para onde ia para não deixá-la sozinha em casa.
Boemia e farras
No Café Colombo, em Porto Alegre, Lupi seus amigos e Marino (saxofonista), Boquinha (violinista), Sadi Nolasco (cantor), Paulo Coelho e Alcides Gonçalves (pianistas), passavam altas noites fazendo serenatas. Contam os amigos que uma vez resolveram fazer uma serenata para um outro amigo morto no cemitério. Pularam o muro à meia-noite e, quando saíram, estavam sendo esperados pela Polícia.
Empreendedorismo
Em 1947, Lupicínio se aposentou da Faculdade de Direito de Porto Alegre por motivo de doença. Logo abriu sua primeira churrascaria, chamada Jardim da Saudade ou, como era mais conhecida, Galpão do Lupi. O mais famoso de seus estabelecimentos foi o "Batelão", que virou ponto turístico em Porto Alegre.
Polêmica nos direitos autorais
Uma polêmica envolvendo a canção "Cadeira Vazia", gravada por Francisco Alves em 1949, se deu com seu amigo e parceiro Alcides Gonçalves. O selo do disco de Alves teria saído apenas com o nome de Lupicínio, provocando o afastamento de Gonçalves, que não perdoou o erro, mesmo sob as alegações de Lupi de que não tinha culpa. Polêmicas à parte, foi militante na defesa dos direitos autorais, fundador a Sbacem (Socidade Brasileira de Autores, Compositores e Escritores de Música) do Rio Grande do Sul e exerceu o cargo de procurador do Serviço de Defesa dos Direitos Autorais (SDDA).